Sagilab - apresentação
"A Qualidade não nasce com imposições externas, bem pelo contrário, cresce das nossas próprias convicções.

O SAGILAB - Laboratório de Análises Técnicas SA, sediado no Porto, constituiu-se em 1999 para uma atividade laboratorial essencialmente na vertente de controlo da qualidade da água sob as suas mais diversas feições. Rapidamente, esse espaço foi ocupado por outras matrizes, que tomaram uma expressão muito significativa na sua atividade global.

Localizado numa zona excelente no centro da cidade e desfrutando de instalações apontadas como singulares pelos conhecedores da atividade, possui áreas próprias afáveis e arejadas para receção e acolhimento dos seus mais importantes colaboradores, que são mesmo os seus Clientes, permitindo-lhes excecional acessibilidade.

Todo o panorama que garante boas condições de trabalho – iluminação, espaço, segurança, conforto, está disponível a todos os funcionários.

Sendo que são as pessoas que fazem as Empresas, este enquadramento proporcionará condições para um grupo desperto.

Hoje, o laboratório conta com uma equipa residente jovem, com uma média de idades de vinte e oito/ trinta anos, que respondem por um projeto em que, reconhecidamente, a cordialidade no atendimento e a permanente disponibilidade são alguns dos argumentos mais fortes para a estabilidade da Empresa.

A diversidade de licenciaturas dos seus constituintes, técnicos de qualidade alimentar e laboratorial, bioquímica, ciências farmacêuticas, engenharia alimentar, biologia, microbiologia engenharia química, configuram uma coletividade laboratorial dinâmica, dado os aportes de cada uma das formações e das experiências permanentemente vividas no laboratório.

A conceção do SAGILAB foi desde a primeira hora centrada num serviço para o Cliente, que contivesse também uma componente interpretativa dos dados analíticos encontrados.

Esta interpretação agudizou fortemente a responsabilidade na seriedade dos resultados produzidos até porque, desde logo, a imputação de muitas tomadas de decisão dos seus Clientes esteve sustentada nos mesmos e no próprio parecer do SAGILAB, co-responsabilizando-se pelas suas consequências.

O SAGILAB tem como certo que este compromisso é muito mais violento e intenso que as obrigações impostas pela Acreditação do laboratório, reconhecido desde 2004.

O investimento permanente do SAGILAB na resposta informática eficaz permite ao Cliente acompanhar 24/24 h o evoluir dos seus processos e, na hora, com total autonomia, tratar os seus dados para as suas próprias necessidades.

A Acreditação do laboratório, norteada pela NP EN ISO/IEC 17025, sendo um processo voluntário, foi claramente considerada uma prioridade desde a sua inauguração.

Auferido o mesmo, tornou-se óbvio, pela importância dos seus Clientes, que não poderia ficar estático no conteúdo e, assim, todos os anos foram pedidas novas extensões.

Hoje, o SAGILAB dispõe para além das colheitas acreditadas, de vários parâmetros acreditados para ar, para águas desde ultra-puras a residuais, passando por balneares, piscinas, termais, hemodiálise, processo, etc., para alimentos, para controlo de Legionella integrando planos de risk assessment ou para cumprimento legal.

Concretamente na área alimentar, a completa automatização do setor de Microbiologia permitiu colocar o laboratório numa posição muito mais competitiva em termos de tempo de resposta, característica notoriamente importante no panorama industrial, onde se valoriza de sobremodo a capacidade de libertar produto mais rapidamente para o mercado e com confiança.

O laboratório patrocina, conjuntamente com diferentes Universidades, o desenvolvimento de algumas técnicas e reconhece que esse é um objetivo a intensificar e publicitar.

Num contexto de crise e num mercado particularmente difícil, no qual os critérios de escolha deveriam ser absolutamente técnicos e nem sempre o são, o SAGILAB continuou a investir e a manter as suas responsabilidades sociais.

De algum modo, o reconhecimento como PME Líder, já de alguns anos, e em 2011 de PME líder Excelência, premiou também a seriedade na condução deste projeto, onde todos os colaboradores manifestam o gosto pela permanência desta filosofia.

A acreditação das colheitas das amostras tornou-se de especial relevância.

Hoje, o SAGILAB responde a toda a extensão de Portugal continental e ilhas e onde sempre soube agradecer o seu acolhimento.

A ligação ao laboratório é permanente e recompensadora porque é sentida a proximidade do Cliente.

No SAGILAB, todos os locais onde os Clientes se movem não têm nunca balcões ou barreiras, sendo o mote do laboratório: ”O Cliente está ao nosso lado!”

Isabel Cristina Rosas
© 2012. SAGILAB




the room service design