Sagilab - higiene hospitalar
Higiene Hospitalar
Os estudos para determinação da prevalência da Infeção associada a instituições de saúde (infeção nosocomial) como em Hospitais ou similares onde inerentemente coabitam pessoas com estados de saúde muito diferentes, necessita para além dos técnicos diretamente envolvidos no amparo e tratamento de doentes, da cooperação de outras entidades que possam produzir ferramentas que ajudem a avaliar outras variáveis como por ex. as ambientais.

A vigilância epidemiológica entre outras é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho das Instituições de saúde no que diz respeito à prevenção das infeções nosocomiais, particularmente crítico quando a população em causa é considerada de risco.

Frequentemente a associação do saber proveniente de informação obtida através dos estudos de prevalência como ponto de partida requer a interpretação de outros conhecimentos que requerem abordagens mais diferentes e específicas.

O SAGILAB participou até hoje em vários grupos de trabalho em diferentes Hospitais/ Instituições partilhando a sua experiência e muitas vezes readotando procedimentos específicos para a Entidade para a avaliação das diversas situações que se colocaram.

A infeção hospitalar, associada a algumas más práticas como veículos de contaminação, onde facilmente se reconhecem fatores como o ar, água, alimentos, dispositivos invasivos, têxteis, higienizações incompletas etc, devem ser saudavelmente interpretadas com os dados obtidos provenientes do estudo daquelas matrizes. Por serem tão dispersas as informações e a forma como se adquirem o SAGILAB está permanentemente disponível para participar em grupos de trabalho onde a sua experiência se possa mostrar útil.
© 2012. SAGILAB




the room service design