Sagilab - ocp
Organismo de Certificação


SAGILAB - Laboratório Análises Técnicas, S.A. surgiu em 1999, para uma atividade de controlo analítico em alimentos e na água nas suas diversas utilizações, entre outras matrizes.

Dados os serviços disponibilizados e os mercados envolvidos, particularmente no setor alimentar, tornaram-se relevantes outras atividades como a consultoria, auditoria e a certificação de produtos.

Assim sendo, o SAGILAB Organismo de Certificação (SAGILAB-OC) nasce em 2003, centrando a sua atividade em produtos alimentares tradicionais.

Este fato ocasionou uma reorganização dos seus técnicos de modo a identificar tarefas e mesmo fisicamente áreas de trabalho que não conflituassem nas diversas atividades.

O reconhecimento pelo então IDRHa (Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica) do SAGILAB como Organismo de Certificação (OC) como Entidade Certificadora pela NP EN 45011 em 5 de Agosto de 2005 - publicado em Diário da República – Aviso 7107/2005 (2ª série) - tem o desfecho esperado em 2012 com a Acreditação pelo IPAC deste mesmo organismo.

Apenas recordando, em 7 de Abril de 2009 foi publicado o Regulamento (CE) 286/2009 da Comissão relativo à inscrição da designação Ovos Moles de Aveiro-IGP no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas.

No último trimestre de 2009, após uma pausa decorrente de varias condicionantes económicas no país, o processo em questão retomou o seu andamento, levando a uma nova mobilização de recursos com o intuito de permitir uma resposta rápida e fidedigna aos Clientes do SAGILAB-OC e sucede-se também quase em simultâneo outras indigitações nomeadamente do Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa-ET, do Arroz Carolino do Baixo Mondego-IG e mais recentemente da Fogaça da Feira.

Assim e de acordo com as indigitações já ocorridas diversificamos a atividade para (DOP) Denominação de Origem Protegida, (IGP) Indicação Geográfica Protegida, (ETG) Especialidade Tradicional Garantida.

Controlar e Certificar garante genuinidade qualidade e segurança para o consumidor.